terça-feira, 30 de outubro de 2012

* Diário de uma portadora de sorriso abdominal *


Oi Brasil, depois de tanto tempo sem um olá, vim abanar o rabinho e atualizar... [mesmo que com um assunto enfadonho].

Algumas pessoas afirmam categoricamente que nada de tão ruim dura mais do que uma semana, mas vim aqui, HOJE, discordar! [Acompanho casos e posso afirmar, uma semana não é NADA! Ela vai, passa, se vai, dá a passagem e parece que nem chegamos perto do fim.]

Vamos lá, preciso esclarecer qual é o tema deste post. Falarei aqui sobre: a aquisição de um sorriso novo!
[mais conhecido como cirurgia abdominal! Mas mais precisamente, do tipo cesárea.]

Atualmente, cerca de 30% dos partos são cesarianas. Dizem que é tudo muito diferente do parto normal, que a recuperação e as sensações pós-parto são mais desconfortáveis, demoradas, imprecisas [e blá blá blá...]...
Mas há quem tenha que cortar as sete camadinhas por outro motivo que não seja retirar um feto. [juro que isso existe! Tipo, tirar o apêndice é parecido, tirar um mioma, tirar o útero, tirar um ovário, tirar uma pereba qualquer...] Mas de qualquer forma, a recuperação, a cicatriz e as dores, são as mesmas [Por que o procedimento é o mesmo e ou parecidíssimo. É aí que a vaca vai pro brejo...].

As camadas felizes que são cortadas [pruma cesárea, miomectomia histerectomia ou afins] em ordem:
1- Epiderme (tecido eptelial, pavimentoso estratificado e quiretinizado) = sua pele;
2- Derme (tecido conjuntivo) = Camada da pele subjacente à epiderme;
3- Hipoderme (tecido adiposo) = sua gordura;
4- Aponeurose dos músculos retos abdominais = uma espécie de camada forte e protetora do músculo abdominal, tipo aquela paradinha meio amarelada e dura que tem em carne de boi. É mais visível em músculo cozido;
5- Peritônio parietal = uma membrana serosa de parede dupla que forra a parede abdominal;
6- Peritônio visceral = é uma “continuidade” do item 5, mas esse peritônio cobre e reveste as vísceras; e
7- Parede uterina = parede do útero.

[Olhando para a sua barriga, aposto que você não sabia que tantas camadas separavam o mundo do seu útero, acertei? Pelo menos eu não sabia... ] 

A recuperação dessas camadas e do corte demanda um tempo bem grande para quem gosta de manter a vida em ordem.  [Para quem tem mania de limpeza então, parece o fim do mundo].

Para ter certeza de que as camadas se recuperaram certinho não tem um período fixo. Varia de mulher pra mulher e de corpo pra corpo, mesmo por que a saúde de cada uma é bem específica, bem como a alimentação, os hábitos e as necessidades, mas enfim, o mínimo estipulado é de cerca de 6 meses para a pessoa se recupere completamente da cirurgia [inclua nesse tempo o desinchar e ter controle absoluto do seu sistema digestivo]. Em recuperar completamente podemos incluir começar a poder carregar peso [mais de 2 kg], fazer atividades físicas [nem a caminhada é liberada antes desse tempo], subir e descer escadas sem muita preocupação, chacoalhar em um ônibus, carro e ou qualquer outro meio de transporte sem sentir dor.
A sensibilidade é um problema, os nervos voltam a recuperar logo depois da cirurgia [maravilha é o corpo humano hein], mas demoram a se “reestabelecer”completamente, cerca de 6 a 9 meses. [Isso com sorte, conheço gente que ficou mais se um ano sem sentir nada na região do corte, o que é muito perigoso e demanda uma atenção muito maior, principalmente na hora da depilação. =P ]

As dicas mais “dadas” são: usar uma almofada para suportar o tronco para quando tossir ou rir para não sentir tanto impacto [não funciona], usar cinta [ajuda muito! Principalmente na hora de dormir nas primeiras 3 semanas], evitar carregar peso [ok, é mandamento, não dica! Não carregue peso ou terás uma dor terrível por uma semana], limitar o número de vezes que sobe ou desce escadas [importantíssimo pelo mesmo motivo anterior. Isso se você conseguir a façanha de encarar uma escada de frente!], não beber refrigerante e nada com gás [juro que essa é a regra mais importante, há relatos de quem não conseguiu dormir, sentindo dor, pelos gases que o intestino não conseguiu liberar], não agachar e levantar [sério, os seus músculos estão no reino do já era, então, até eles se recuperarem essa manobra é proibida] e passear pela casa, uns 3 minutinhos, a cada intervalo de uma hora [é o céu! Ajuda a liberar os gases, movimenta os músculos e dá uma oxigenada na cabeça... até pra dormir depois é melhor].

Sentar, levantar e deitar [na cama, “no vaso”, na cadeira, no sofá e onde mais for], demanda uma energia fuderosa danada, portanto, se acostume a usar seus lindos braços e a seguir as instruções passadas pelas enfermeiras no dia seguinte a operação, é muito importante e poupa dores sofrimento [mesmo porque você não vai conseguir fazer isso sozinha pelos próximos 4 ou 5 dias sem sofrer e querer morrer muitas vezes... ].
Para se levantar da cama, fique de ladinho e use os braços para se levantar, apoie onde quiser e ou puder, mas não faça força com o abdômen.

[Ah, nos primeiros dias, é bem mais fácil sentar em superfícies duras e mais altinhas, já que o jogo das suas pernas não é bem o mesmo dos seus braços e se equilibrar sentindo dor não é fácil.]

Fazer xixi é o primeiro desafio [antes mesmo de conseguir ficar em pé e suportar as tonturas e acredite, nada é mais importante do que isso. Fazer xixi alivia a pressão e faz o corte doer menos nos dois primeiros dias, mas o conseguir fazer é que é o problema...] a morfina da anestesia age, sabe-se lá como, fazendo você não conseguir fazer nem um pinguinho de xixi e sentir dores terríveis! Mas lute, lute bastante e se esforce em aliviar [tudo e qualquer coisa são melhores do que uma sonda, acredite!].

No caminho [looooooooooooooooooonnnnnnngooooooooooooooooo] da recuperação, muitas coisas boas acontecem e inacreditavelmente você compreende que embora acreditasse com toda a certeza da sua alma que sempre fazia tudo certinho e lindamente bem, você nunca cuidou do seu corpo como deveria e como ele merece.

Passar creme nas pernas só é possível depois de 15 dias. Tomar banho feliz e com confiança [abaixando com muito cuidado, lavando os pés, virando e levantando o braço e tralalás] só depois de uns 5 a 7 dias. Para secar o cabelo precisa de confiança também tempo e disciplina. Fazer as unhas dos pés? Esquece! [tem 25 dias que acompanho de perto uma nova portadora de um sorriso abdominal e ainda não foi possível a ela essa tarefa].

Com o tempo você aprende a se respeitar mais, observar a alimentação, os movimentos e sobretudo a postura, é [bem bacana] e interessante. 

Para não ter uma cicatriz horrenda de feiosa tão visível, é recomendado o uso do esparadrapo micropore por um looooonnnngo período. Isso por que ele vai "aliviar" a pressão das linhas em sustentar tudo sozinhas, então o corpo não terá uma abertura tão [absurdamente] grande para recuperar.

Ainda não terminei o meu processo de pesquisa, se aparecer mais coisas, aviso.

beija!

2 comentários:

Xibalicious disse...

acho que esse blog está barrando os meus comentários adquiridos... vou começar a ter um chilique!

joana dárc disse...

Obrigado , voce tem ajudado muito pois minhs filha esta se recuperando de ums miectomia