Recebi de uma amiga esse e-mail... confesso que nunca passei da 10 linha, mas acho que vai ser legal vcs passarem, quem sabe um dia eu termino né?
bjo bjo
Metas para estudantes de jornalismo
Escreva ao máximo - pode ser para os exercícios da faculdade, um blog, um jornal local. Exercite sua redação. Produza multimídia - aprenda tudo sobre a web, aprenda a filmar e fotografar, a editar vídeos, áudios, fotos, aprenda os principais códigos da web. Respeite os deadlines - comece a fazer o trabalho assim que o receber, não fique adiando para o último minuto. Crie coragem - o mundo precisa de mais pessoas que queiram e saibam fazer perguntas difíceis. Pesquise, aprofunde-se e seja capaz de fazê-las. Procure por melhores histórias por baixo da superfície - seja relevante para seu leitor. Traga histórias mais profundas, ângulos diferentes e contextos para os textos. Aprenda a escrever - é fundamental não só conhecer as regras gramaticais, a correta ortografia do seu idioma (e ferramenta de trabalho), como também as padronizações e estilos dos veículos em que pretende trabalhar. Seja 100% ético - lembre-se que sua reputação e credibilidade são tudo. Trate todos os seus trabalhos de faculdade como o próximo passaporte para um emprego - porque são, mesmo, seu cartão de visitas. Candidate-se às vagas - porque elas não caem do céu. Converse com seus professores - eles têm várias histórias para contar, coisas para ensinar e contatos a oferecer. Comece a enviar pautas para publicações - faça deste o ano em que você conseguiu publicar algo e ainda recebeu por isso! Faça aulas de como montar seu próprio negócio. Seja empreendedor. Aprenda mais - a faculdade não vai te ensinar tudo. Busque informações grátis na internet, leia sobre assuntos que te interessem, especialize-se em sua paixão. Leia - de tudo, vorazmente, mas foque em textos de qualidade. Ensine - você pode saber o que seus colegas não sabem. Que tal compartilhar o que aprendeu em um blog, por exemplo? Faça as pessoas se lembrarem de seu nome.
Seja uniforme na forma de escrever, nos acompanhamentos de suas fontes, no respeito aos prazos e em sua presença nas redes sociais. Seja profissional, mas não chato - melhore o email borboletinhaazul@gmail.com, tire as fotos comprometedoras da internet, mas não anule sua personalidade. Compre um domínio na internet com seu nome (custa uns R$ 30 por ano). Colecione potenciais fontes. Crie uma conta no Twitter. Leia e siga os blogs e twitters de outros jornalistas. Espalhe/compartilhe os links legais que encontrar. Participe de redes online, como o Linkedin. Participe de associações, como a Abraji. Faça e distribua cartões de apresentação. Afie seu "papo de elevador". Não subestime o poder de um almoço. Mantenha contato com colegas, fontes, com aquele que te deu o cartão, com o que retuitou o que você escreveu.
2 comentários:
Cheguei até o fim... Hoje entrei na sala errada e assisti 30 minutos... O professor deve ter recebi esse e-mail porque falou metade do que tá escrito ai...
Só me faz pensar que desde que eu entrei na faculdade o que eu mais desaprendi foi escrever... Mas ABAFA!
"Seja 100% ético" - Eu pensando cá comigo... Meu ex-professor de ética não tinha ética alguma...
"Converse com seus professores" mas isso é recomendável para todos os cursos, não?
Bju, bju, bju...
hauhauhauhauhaahu... pois eh, eu prefiro não comentar!
bjo bjo
Postar um comentário